Existem condições pra linha 1224 Arenoso - Pituba ter uma
frequência parecida com a da linha 1116 Saboeiro - Lapa?
Sim, existe!
A linha 1116 da Capital é uma linha que particularmente eu
admiro, embora opere com ônibus na maioria curtos, porém a frequência é ótima,
talvez a linha com melhor frequência da empresa Capital.
A linha 1116 possui 1 versão filha bastarda, porém não muito
significativa, essa versão é a que entra no Roberto Santos na volta, porém não
tem código nem ônibus fixo, você faz sua base pela placa e até mesmo pela
bandeira digital, exemplo o ônibus 3132 informa que entra no Roberto Santos, já
o 3043 não informa, a linha 1116 tem uma frequência excelente, você não passa
de 20 minutos esperando por essa linha, as vezes me dá raiva quando eu estou na
Estação da Lapa esperando um ônibus da linha 1242 Arenoso – Lapa / Campo Grande
ou 1206 Tancredo Neves/Beiru – Lapa
-Mas qual a possibilidade da linha 1224 poder ter uma
frequência da 1116?
1116 tem um percurso menor que o da 1224 em média de 8,5 km,
se considerar a viagem completa
Isso totalizando o seu tempo de viagem completa seria de 65
minutos, segundo alguns dos meus cálculos, mesmo Salvador com esses
congestionamentos todos, 1116 tem uma regularidade surpreendente, compatível
com os cálculos ou até mais adiantado que os cálculos que eu fiz.
Mas a 1224 tem um percurso com mais congestionamentos e
tals, porém o problema da linha 1224 em
si nem são os congestionamentos e sim toda a escrotidão como o tamanho
dos ônibus e os atrasos, além de quê no final de linha do Arenoso não tem um
fiscal, bom, botaram um fiscal recentemente, porém esse não fica direto no
final de linha e só tem pulso pra regular as linhas 1242 e 1243 Arenoso –
Calçada / Comércio, enfim assunto pra outro post, é uma linha que os motoristas
fazem o que quer, que na falta de ônibus em outras linhas é escrotizada,
já disse que os motoristas atrasam, porém com todos esses problema os
motoristas fazem o trecho rápido.
Mas a frequência da 1224 pode ser resolvida com o aumento da
frota pra 7 ônibus como a 1116 e inserindo ônibus de 12 metros e 600 pra cobrir
a demanda, que é concentrada pra saltarem na Rodoviária, a linha segundo meus
cálculos no seu tempo total de viagem pode ser cumprido em 1 hora e 30 minutos,
7 ônibus é o suficiente pra manter a linha regular, a linha atualmente tem 5
ônibus totais, porém não é todos os dias que esse número é cumprido e sem
contar com os problemas de manutenção da empresa, sem contar que existe uma arabaca que vive mais na Garagem do que operando, eu corto meu pescoço mas não digo
que é/era o 3010 da linha, enrolei demais pra falar que mesmo com a escrotização,
1 hora e 30 minutos os motoristas cumprem só se tiver um congestionamento
anormal no trecho de sua viagem, pois em menos de 1 hora os motoristas fazem
este trecho, estourando 1 hora e 30 minutos, com essa minha ideia mixuruca os
motoristas teriam um descanso no final de linha de até 15 minutos, hoje eles descansam
10 minutos (recomendável), mas existem os folgados que descansam até 50 minutos.
-Sim, mas aumentar a frota, mas qual seria a frequência????
Ai é que está, a linha 1224 segundo os dados desatualizados
da Transalvador, tem em média de 25 a 35 minutos de frequência, com essa
alteração teria um mínimo de 15 a 20 minutos de frequência.
Enfim, essa foi a minha ressalta pra melhorar um pouco a
linha 1224 Arenoso – Pituba
Encerrando, meu nome é Jefferson Santos, novo integrante do
blog.
Comentários
Postar um comentário