Pular para o conteúdo principal

Como melhorar a frequência da linha 1224?



Existem condições pra linha 1224 Arenoso - Pituba ter uma frequência parecida com a da linha 1116 Saboeiro - Lapa?

Sim, existe!

A linha 1116 da Capital é uma linha que particularmente eu admiro, embora opere com ônibus na maioria curtos, porém a frequência é ótima, talvez a linha com melhor frequência da empresa Capital.

A linha 1116 possui 1 versão filha bastarda, porém não muito significativa, essa versão é a que entra no Roberto Santos na volta, porém não tem código nem ônibus fixo, você faz sua base pela placa e até mesmo pela bandeira digital, exemplo o ônibus 3132 informa que entra no Roberto Santos, já o 3043 não informa, a linha 1116 tem uma frequência excelente, você não passa de 20 minutos esperando por essa linha, as vezes me dá raiva quando eu estou na Estação da Lapa esperando um ônibus da linha 1242 Arenoso – Lapa / Campo Grande ou  1206 Tancredo Neves/Beiru – Lapa

-Mas qual a possibilidade da linha 1224 poder ter uma frequência da 1116?

1116 tem um percurso menor que o da 1224 em média de 8,5 km, se considerar a viagem completa
Isso totalizando o seu tempo de viagem completa seria de 65 minutos, segundo alguns dos meus cálculos, mesmo Salvador com esses congestionamentos todos, 1116 tem uma regularidade surpreendente, compatível com os cálculos ou até mais adiantado que os cálculos que eu fiz.

Mas a 1224 tem um percurso com mais congestionamentos e tals, porém  o problema da linha 1224 em si nem são os congestionamentos e sim toda a escrotidão como o tamanho dos ônibus e os atrasos, além de quê no final de linha do Arenoso não tem um fiscal, bom, botaram um fiscal recentemente, porém esse não fica direto no final de linha e só tem pulso pra regular as linhas 1242 e 1243 Arenoso – Calçada / Comércio, enfim assunto pra outro post, é uma linha que os motoristas fazem o que quer, que na falta de ônibus em outras linhas é escrotizada, já disse que os motoristas atrasam, porém com todos esses problema os motoristas fazem o trecho rápido.

Mas a frequência da 1224 pode ser resolvida com o aumento da frota pra 7 ônibus como a 1116 e inserindo ônibus de 12 metros e 600 pra cobrir a demanda, que é concentrada pra saltarem na Rodoviária, a linha segundo meus cálculos no seu tempo total de viagem pode ser cumprido em 1 hora e 30 minutos, 7 ônibus é o suficiente pra manter a linha regular, a linha atualmente tem 5 ônibus totais, porém não é todos os dias que esse número é cumprido e sem contar com os problemas de manutenção da empresa, sem contar que existe uma arabaca que vive mais na Garagem do que operando, eu corto meu pescoço mas não digo que é/era o 3010 da linha, enrolei demais pra falar que mesmo com a escrotização, 1 hora e 30 minutos os motoristas cumprem só se tiver um congestionamento anormal no trecho de sua viagem, pois em menos de 1 hora os motoristas fazem este trecho, estourando 1 hora e 30 minutos, com essa minha ideia mixuruca os motoristas teriam um descanso no final de linha de até 15 minutos, hoje eles descansam 10 minutos (recomendável), mas existem os folgados que descansam até 50 minutos.



-Sim, mas aumentar a frota, mas qual seria a frequência????
Ai é que está, a linha 1224 segundo os dados desatualizados da Transalvador, tem em média de 25 a 35 minutos de frequência, com essa alteração teria um mínimo de 15 a 20 minutos de frequência.
Enfim, essa foi a minha ressalta pra melhorar um pouco a linha 1224 Arenoso – Pituba

Encerrando, meu nome é Jefferson Santos, novo integrante do blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas estação pirajá

1245-00 M. ESCURA/JD STO INACIO-EST. PIRAJA 1301-00 EST PIRAJÁ-BROTAS 1310-00 EST PIRAJA-CAB 1313-00 EST PIRAJA-LAPA 1324-00 ESTACAO PIRAJA-SETE DE ABRIL 1329-00 EST PIRAJA-CAJAZEIRA 6/7 R1 1329-01 ESTAÇÃO PIRAJA-CAJAZEIRA 6/7R1 1330-00 EST PIRAJA-AGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-04 EST PIRAJA-AGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-02 EST.PIRAJÁ _ ÁGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-01 ESTAÇÃO PIRAJÁ-AGUAS CLARAS R2 1331-00 EST PIRAJA-BXA SAPATEIROS 1332-00 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA 1332-01 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA -AEROPORTO 1332-04 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA -AEROPORTO 1333-00 EST PIRAJA-FAZ GDE 1/2 CIRC 1335-00 EST PIRAJA-BARRA 1 1335-01 EST PIRAJA-BARRA 1 1336-00 EST PIRAJA-BARRA 2 1336-01 EST PIRAJA-BARRA 2 1336-02 EST PIRAJA-BARRA 2 1338-00 VILA CÁNARIA - EST PIRAJÁ 1338-01 VILA CÁNARIA - ESTAÇÃO PIRAJÁ 1339-00 EST PIRAJA-S JOAQUIM 1339-01 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRAJA 1339-02 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRAJÁ / 1339-03 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRA

Grupo Weipar e sua atuação na Bahia

O Grupo Weipar EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A. com seus muitos anos de experiência também no ramo de transporte aqui na Bahia possui 05 empresas que são elas: Auto Viação Camurujipe, RD Transportes, Expresso Vitória Bahia, Transportes Dois de Julho e a mais recente Cacíque Transportes. A Auto Viação Camurujipe desde 1961 é uma das partes responsáveis pelo transporte rodoviário intermunicipal e o transporte de cargas, denominado como CAMURUJIPE CARGO. Estima-se que a empresa possua linha em pelo menos 80 municípios baianos, com linhas partindo dos locais ou de passagem assim como a RD Transportes que também tem as atividades voltadas para o transporte rodoviário de passageiros. Já no ramo urbano, o Grupo Weipar possui em mãos as empresas Expresso Vitória Bahia que circula nas linhas dentro de Salvador desde o subúrbio e bairros periféricos até os locais mais previlegiados da cidade e a Transporte Dois de Julho que opera nas linhas metropolitanas ligando alguns termin

SBG Análises: linhas urbanas >> Integração; LB1, LB2 e LB3

A equipe SBG hoje foi conhecer de perto as 02 linhas da integração LAPA-BARRA e a 3ª linha de integração (GARIBALDI/ONDINA), e a seguir você irá conhecer mais detalhadamente cada uma delas. LB1 LAPA/CHAME-CHAME: Operada pela empresa Verdemar, com um roteiro bem simples e sem muitas paradas a  linha "LB1" Assim que sai da Estação da Lapa, segue pela Avenida Centenário parando nos pontos do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, Nos pontos mais próximos à comunidade do Calabar e logo após, parando próximo ao Shopping Barra. A linha atualmente  conta com apenas 3 veículos podendo receber reforços das linhas LB2 e LB3 além da frota reguladora Estação da Lapa (T001). FROTA DA LB1: - 1537 (torino 2007 Volksbus 17.230 EOD) - 1545 (Caio Apache Vip II Volksbus 17.230 EOD) - 1642 (Busscar Urbanuss Ecoss Mercedes Benz OF 1418) LB2 LAPA-BARRA AVENIDA/BARRA Operada pela empresa BTU (Bahia Transportes Urbanos), a "LB2" Possui um roteiro mais longo, p