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Evolução do chassi OF 1721

A história do chassi OF 1721 começa em 1987, quando a Mercedes Benz do Brasil lança a série de motores OM-366 de seis cilindros e 136 cv (OF-1115, OF-1315, Monobloco O-371 U, etc.), versão M 366 G a gás natural (Monobloco O-371 UG, OH-1315 HPN 1315);
- OM 366 A turboalimentado de 184cv (Monobloco O-371U, OF-1318, etc). 

Em 1998 usando o motor da série de seis cilindros, a MBB lança o chassi OF 1721 com motor "OM 366 LA" com 211cv de potência na versão euro II, atendendo as normas "Conama Fase IV" para uso urbano e intermunicipal, na qual muitas empresas daqui de Salvador exibiram exemplares sobre várias carrocerias diferentes.
(1475 Torino 1999 MBB OF 1721 Euro II / 1194 Torino 2007 MBB OF 1721 Bluetec5) 

Já em 2012 a Mercedes Benz re-lançou o chassi OF 1721 na versão Bluetec 5 (Euro 5) atendendo as normas do Proconve P7 com 208cv de potência além de quê o atual OF 1721 só possui 4 cilindros voltado também para uso urbano e intermunicipal.

A Viação Rio Vermelho pôde adquirir as duas versões (Euro II e 5) do chassi OF 1721. Ambas sobre carrocerias Marcopolo (Torino 1999 e 2007). Atualmente os OF 1721 Euro II que pertenciam à VRV foram repassados para a Via Nova, e alguns outros foram vendidos e de OF 1721 em operação na cidade só na versão Bluetec 5.

Com 04 cilindros, 03 cavalos de potência à menos que o OF 1721 Euro II a versão Bluetec 5 do chassi é considerada fraca por muitos entusiastas do hobbie. E você o que acha ?

Dados técnicos dos motores OM-366: http://viacircular.com.br/site/?page_id=319
Idealização da matéria: Pablo Henrique
Texto: Samuel Luan

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