Em 2013 duas empresas que fizeram parte do monopólio que era a extinta Viação beira Mar, SA (Vibemsa). A BTU (Bahia Transportes Urbanos) e Grupo Ondina (Ondina/ODM/Central) surpreenderam à todos quando realizaram a compra de vários exemplares do Torino 2007, da Gaúcha Marcopolo montados sobre chassi 17.230 OD da Volksbus/MAN.
Quem primeiro chegou com a novidade, foi a BTU que comprou 30 unidades do veículo com um diferencial quanto aos do Grupo Ondina, pois os Torinos da BTU possuem câmbio automático, denominado pela Volksbus como V-tronic (sistema de troca de marchas automatizada), enquanto os veículos da Central e Ondina, são todos com câmbio manual de 06 marchas. A surpresa com as empresas renovando a frota com a Marcopolo, é porquê o Grupo Ondina já havia mais de 15 anos sem renovar com a fabricante Gaúcha, quando a empresa só havia comprado alguns Torinos GV sobre chassi Volksbus 16.180CO e a BTU já tinha lá seus 10 anos sem realizar a compra dos veículos, pois na ultima renovação feita com a Marcopolo, a mesma adquiriu algumas unidades do Torino 1999 montado sobre chassi Volksbus 17.210 OD
Para você que não sabe, as empresas independentes Viação Rio Vermelho, Transporte Verdemar, Bahia Transportes Urbanos (BTU) e Grupo Ondina (Central/ODM/Central) nasceram após o término da "empresa não mais existente" VIBEMSA, quando a mesma foi dividida entre seus sócios em 1991, quando uma ordem da prefeitura estabelecia que o limite máximo de ônibus por empresa só poderia ser até 250 veículos, desta forma aconteceu a cisão da empresa.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSó discordei do termo "monopólio", pois só existira o monopólio se ela reinasse sozinha sem concorrência, coisa que nunca aconteceu em Salvador. A Vibemsa era a maior, a mais organizada e a mais importante empresa de transportes urbanos do tempo dela. Mas os grupos Joevanza e ITT eram fortíssimos também.
ResponderExcluir