Pular para o conteúdo principal

Ondina e Bahia Transportes Urbanos de Torino 2007

Em 2013 duas empresas que fizeram parte do monopólio que era a extinta Viação beira Mar, SA (Vibemsa). A BTU (Bahia Transportes Urbanos) e Grupo Ondina (Ondina/ODM/Central) surpreenderam à todos quando realizaram a compra de vários exemplares do Torino 2007, da Gaúcha Marcopolo montados sobre chassi 17.230 OD da Volksbus/MAN.

 Quem primeiro chegou com a novidade, foi a BTU que comprou 30 unidades do veículo com um diferencial quanto aos do Grupo Ondina, pois os Torinos da BTU possuem câmbio automático, denominado pela Volksbus como V-tronic (sistema de troca de marchas automatizada), enquanto os veículos da Central e Ondina, são todos com câmbio manual de 06 marchas. A surpresa com as empresas renovando a frota com a Marcopolo, é porquê o Grupo Ondina já havia mais de 15 anos sem renovar com a fabricante Gaúcha, quando a empresa só havia comprado alguns Torinos GV sobre chassi Volksbus 16.180CO e a BTU já tinha lá seus 10 anos sem realizar a compra dos veículos, pois na ultima renovação feita com a Marcopolo, a mesma adquiriu algumas unidades do Torino 1999 montado sobre chassi Volksbus 17.210 OD

Para você que não sabe, as empresas independentes Viação Rio Vermelho, Transporte Verdemar, Bahia Transportes Urbanos (BTU) e Grupo Ondina (Central/ODM/Central) nasceram após o término da "empresa não mais existente" VIBEMSA, quando a mesma foi dividida entre seus sócios em 1991, quando uma ordem da prefeitura estabelecia que o limite máximo de ônibus por empresa só poderia ser até 250 veículos, desta forma aconteceu a cisão da empresa.

Comentários

  1. Só discordei do termo "monopólio", pois só existira o monopólio se ela reinasse sozinha sem concorrência, coisa que nunca aconteceu em Salvador. A Vibemsa era a maior, a mais organizada e a mais importante empresa de transportes urbanos do tempo dela. Mas os grupos Joevanza e ITT eram fortíssimos também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas estação pirajá

1245-00 M. ESCURA/JD STO INACIO-EST. PIRAJA 1301-00 EST PIRAJÁ-BROTAS 1310-00 EST PIRAJA-CAB 1313-00 EST PIRAJA-LAPA 1324-00 ESTACAO PIRAJA-SETE DE ABRIL 1329-00 EST PIRAJA-CAJAZEIRA 6/7 R1 1329-01 ESTAÇÃO PIRAJA-CAJAZEIRA 6/7R1 1330-00 EST PIRAJA-AGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-04 EST PIRAJA-AGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-02 EST.PIRAJÁ _ ÁGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-01 ESTAÇÃO PIRAJÁ-AGUAS CLARAS R2 1331-00 EST PIRAJA-BXA SAPATEIROS 1332-00 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA 1332-01 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA -AEROPORTO 1332-04 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA -AEROPORTO 1333-00 EST PIRAJA-FAZ GDE 1/2 CIRC 1335-00 EST PIRAJA-BARRA 1 1335-01 EST PIRAJA-BARRA 1 1336-00 EST PIRAJA-BARRA 2 1336-01 EST PIRAJA-BARRA 2 1336-02 EST PIRAJA-BARRA 2 1338-00 VILA CÁNARIA - EST PIRAJÁ 1338-01 VILA CÁNARIA - ESTAÇÃO PIRAJÁ 1339-00 EST PIRAJA-S JOAQUIM 1339-01 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRAJA 1339-02 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRAJÁ / 1339-03 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRA

Grupo Weipar e sua atuação na Bahia

O Grupo Weipar EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A. com seus muitos anos de experiência também no ramo de transporte aqui na Bahia possui 05 empresas que são elas: Auto Viação Camurujipe, RD Transportes, Expresso Vitória Bahia, Transportes Dois de Julho e a mais recente Cacíque Transportes. A Auto Viação Camurujipe desde 1961 é uma das partes responsáveis pelo transporte rodoviário intermunicipal e o transporte de cargas, denominado como CAMURUJIPE CARGO. Estima-se que a empresa possua linha em pelo menos 80 municípios baianos, com linhas partindo dos locais ou de passagem assim como a RD Transportes que também tem as atividades voltadas para o transporte rodoviário de passageiros. Já no ramo urbano, o Grupo Weipar possui em mãos as empresas Expresso Vitória Bahia que circula nas linhas dentro de Salvador desde o subúrbio e bairros periféricos até os locais mais previlegiados da cidade e a Transporte Dois de Julho que opera nas linhas metropolitanas ligando alguns termin

SBG Análises: linhas urbanas >> Integração; LB1, LB2 e LB3

A equipe SBG hoje foi conhecer de perto as 02 linhas da integração LAPA-BARRA e a 3ª linha de integração (GARIBALDI/ONDINA), e a seguir você irá conhecer mais detalhadamente cada uma delas. LB1 LAPA/CHAME-CHAME: Operada pela empresa Verdemar, com um roteiro bem simples e sem muitas paradas a  linha "LB1" Assim que sai da Estação da Lapa, segue pela Avenida Centenário parando nos pontos do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, Nos pontos mais próximos à comunidade do Calabar e logo após, parando próximo ao Shopping Barra. A linha atualmente  conta com apenas 3 veículos podendo receber reforços das linhas LB2 e LB3 além da frota reguladora Estação da Lapa (T001). FROTA DA LB1: - 1537 (torino 2007 Volksbus 17.230 EOD) - 1545 (Caio Apache Vip II Volksbus 17.230 EOD) - 1642 (Busscar Urbanuss Ecoss Mercedes Benz OF 1418) LB2 LAPA-BARRA AVENIDA/BARRA Operada pela empresa BTU (Bahia Transportes Urbanos), a "LB2" Possui um roteiro mais longo, p