Pular para o conteúdo principal

Viação Senhor do Bomfim - Fim das operações

Desde a empresa São Pedro pertencente ao Grupo Bomfim no ano de 1994 quando, a mesma começou á circular atendendo as linhas inicialmente da Estação Pirajá se destacou por após alguns anos depois em uma cisão formar a nova empresa que seria ela a Viação Senhor do Bomfim com nome fantasia "Barramar" que no ano de 2004 se tornaria dona de todas linhas da primeira empresa urbana na capital baiana do grupo (São Pedro). Faltando exatos 16 dias para o início da maior competição no esporte, a Copa do Mundo Fifa a Barramar nos surpreende com a decisão de encerrar as atividades no ramo de transportes aqui na Capital baiana deixando muitas linhas que tinham em sua frota os veículos "alongadões" de 14 metros desfalcadas.

Com o encerramento das atividades da empresa aqui em Salvador, as principais linhas da Estação Pirajá não serão mais as mesmas, pois a empresa quando em operação em determinadas linhas, tais como 1335 Estação Pirajá x Barra 1 e 1357 Estação Pirajá x Pituba que possuem altíssima demanda de passageiros e devido à isso a Barramar disponibilizou veículos "trucados" com 14 metros de comprimento que atendem com muito esforço essas linhas e muitas outras que eram operadas com mesmo tipo de veículos (6x2).


Em 2011 uma mudança radical atingiu a empresa, quando a mesma decidiu mudar a pintura dos veículos e seu logotipo que permaneceu até sua última renovação feita com a compra de 22 Neobus Mega Plus sobre chassi Volvo B270F, sendo que muitos veículos permaneceram até os dias atuais com o antigo layout da empresa que destacava uma saia verde e listras onduladas simbolizando o mar. 

A frota da Viação Senhor do Bomfim era um verdadeiro misto, com boa parte da frota com carroceria Comil Svelto nos anos 2000, 2008 e 2012


A Barramar além das linhas da Estação Pirajá tinha como suas principais linhas que na maioria de suas renovações as citadas linhas eram beneficiadas com os novos veículos.:

1201 Beirú/Tancredo Neves x Barra;
1431 Boca da Mata - Lapa;
1514 Conjunto Pirajá 1 - Engenho Velho da Federação.

Além das outras linhas de média e baixa demanda, confira algumas delas:

1501 Conjunto Pirajá 1 x Campo Grande/Barra
1512 Valéria x Lapa;
1524 Valéria x Barroquinha
1605 Boa Vista do Lobato x Lapa/Barra;
H027 Palestina x São Joaquim/Comércio via Estação Pirajá
H042 Lapa x Dom Avelar x Vila Canária


Confira abaixo algumas fotos dos veículos da empresa:
Comil Svelto 2008 Volkswagen 17.230 EOD 6x2

Neobus Mega Plus Volvo B270F 

Caio Apache S21 STD Volkswagen 17.210 EOD
Caio Apache S21 Volkswagen 17.210 OD 

 Comil Svelto 2000 Volkswagen 17.210 EOD
Comil Svelto 2012 Volvo B270F

Comentários

  1. Essa foi a primeira linha a operar pala Via Regional. no Código 1431 BOCA DA MATA X LAPA. A empresa na época se chamava SÃO PEDRO atendia muito bem essa linha satisfazendo assim a necessidade dos moradores dessas localidades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas estação pirajá

1245-00 M. ESCURA/JD STO INACIO-EST. PIRAJA 1301-00 EST PIRAJÁ-BROTAS 1310-00 EST PIRAJA-CAB 1313-00 EST PIRAJA-LAPA 1324-00 ESTACAO PIRAJA-SETE DE ABRIL 1329-00 EST PIRAJA-CAJAZEIRA 6/7 R1 1329-01 ESTAÇÃO PIRAJA-CAJAZEIRA 6/7R1 1330-00 EST PIRAJA-AGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-04 EST PIRAJA-AGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-02 EST.PIRAJÁ _ ÁGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-01 ESTAÇÃO PIRAJÁ-AGUAS CLARAS R2 1331-00 EST PIRAJA-BXA SAPATEIROS 1332-00 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA 1332-01 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA -AEROPORTO 1332-04 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA -AEROPORTO 1333-00 EST PIRAJA-FAZ GDE 1/2 CIRC 1335-00 EST PIRAJA-BARRA 1 1335-01 EST PIRAJA-BARRA 1 1336-00 EST PIRAJA-BARRA 2 1336-01 EST PIRAJA-BARRA 2 1336-02 EST PIRAJA-BARRA 2 1338-00 VILA CÁNARIA - EST PIRAJÁ 1338-01 VILA CÁNARIA - ESTAÇÃO PIRAJÁ 1339-00 EST PIRAJA-S JOAQUIM 1339-01 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRAJA 1339-02 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRAJÁ / 1339-03 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRA

Grupo Weipar e sua atuação na Bahia

O Grupo Weipar EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A. com seus muitos anos de experiência também no ramo de transporte aqui na Bahia possui 05 empresas que são elas: Auto Viação Camurujipe, RD Transportes, Expresso Vitória Bahia, Transportes Dois de Julho e a mais recente Cacíque Transportes. A Auto Viação Camurujipe desde 1961 é uma das partes responsáveis pelo transporte rodoviário intermunicipal e o transporte de cargas, denominado como CAMURUJIPE CARGO. Estima-se que a empresa possua linha em pelo menos 80 municípios baianos, com linhas partindo dos locais ou de passagem assim como a RD Transportes que também tem as atividades voltadas para o transporte rodoviário de passageiros. Já no ramo urbano, o Grupo Weipar possui em mãos as empresas Expresso Vitória Bahia que circula nas linhas dentro de Salvador desde o subúrbio e bairros periféricos até os locais mais previlegiados da cidade e a Transporte Dois de Julho que opera nas linhas metropolitanas ligando alguns termin

Consórcio OT Trans renova sua frota com 120 Comil Svelto 2012

 O consórcio OT Trans, responsável por administrar as linhas da bacia B, que corresponde ao Miolo de Salvador, e é formado pelas empresas Expresso Vitória, Modelo, São Cristóvão, Transol e União, iniciou seu mais recente processo de renovação de frota de 2015. Dessa vez, o consórcio adquiriu 120 exemplares do modelo Svelto 2012, da encarroçadora gaúcha COMIL com os chassis Mercedes Benz OF 1721 Bluetec 5 e Volkswagen 17.230 OD com sistema de câmbio automatizado V-Tronic.  Os veículos que já vêm configurados com os novos padrões de embarque e desembarque, , são equipados com elevador atende as necessidades especiais de deficientes físicos, espaço com uma vaga para cadeirante e cego com cão-guia, vidros fumê, itinerários eletrônico FRT Light Dot 6.25 cor branca, câmeras de monitoramento, além da ventilação forçada. Todos esses componentes, estão sendo exigidos no edital de licitação para concessão do transporte público por ônibus em Salvador, e são atentados princi