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A evolução no Subssistema de Transporte Complementar de Salvador

Tudo começou em 1997 quando a Prefeitura de Salvador criou o Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC) e abriu licitação pública, na forma de tomada de preço. Participaram da seleção 1,2 mil, apenas 300 cumpriram a exigências da Prefeitura que foram contemplados com a permissão para explorar o serviço.
Logo depois, os permissionários contemplados decidiram fundar a ASTECS, Associação dos Permissionários do Subsistema Especial Complementar do Município de Salvador-Ba, com o intuito representar os interesses dos seus associados frente ao Município e garantir credibilidade e segurança para a comunidade. 

Ainda em 1997, quando o STEC foi criado, a frota era variada entre as vans "Kia besta" da época e micro-ônibus que em sua maioria o chassi era da fabricante Agrale.

Em 2007, após o crescimento da demanda do serviço e da associação, em uma Assembléia Geral ficou decidida a criação de uma Cooperativa, que seria ela a Coopstecs que fez com que a ASTECS deixasse de existir, e houvesse uma alteração na razão social COOPSTECS - Cooperativa dos Permissionários do Subsistema de Transporte Especial Complementar do Município de Salvador.

Um ano depois, em 2008 depois de uma série de protestos realizados pelos motoristas e cobradores do Subssistema reivindicando a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, o pedido foi atendido e além disso, toda a Cooperativa teve sua frota renovada o que possibilitou um aumento no número de usuários do serviço.



No dia 15 de Julho de 2014 os novos ônibus adquiridos pela Cooperativa  foram apresentados no Estacionamento São Raimundo, nos Barris em um evento solene com participação do Prefeito em gestão ACM Neto. 

Os ônibus adquiridos pela Cooperativa dos Permissionários do Subsistema de Transporte Especial Complementar de Salvador (Coopstecs) através do programa de renovação de frota afim de substituir parte dos veículos que foram adquiridos entre os anos de 2008/2011 que já não se encaixam nos padrões de idade atuais expostos pelo poder público local foram viabilizados pela prefeitura municipal, que facilitou um empréstimo com juros reduzidos. Segundo uma reportagem encontrada no "Blog Ponto de Ônibus", a Agrale já vendeu cerca de 131 chassis de 15 Toneladas para a Cooperativa dos 300 que são esperados, e com base em pesquisas feitas pela equipe SBG, estimasse que com o passar do tempo a quantidade de "micrões", assim apelidados aumente.


Enquanto chegam mais unidades dos micrões Neobus Spectrum City sob chassi MA 15 da Agrale, muitos deles já estão circulando, em todas as regiões que o STEC atende, desde o Subúrbio Ferroviário até as regiões do Cabula e Itapuã. Essa semana um dos repórteres do Salvador Gus Guias, o Igor Luis responsável pelas matérias intermunicipais flagrou na BR-324 próximo à cidade de Alagoinhas (BA) mais 07 unidades em direção à capital baiana.




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