A empresa Bahia Transportes Urbanos, mais conhecida como BTU que surgiu no dia 26 de Abril de 1991 junto às empresas Transporte Verdemar, Viação Rio Vermelho, Grupo Ondina (Central, Ondina e Divisão Metropolitana).
Tem como destaque os "ônibus vermelhos" nas ruas de Salvador e Região Metropolitana (Lauro de Freitas, Simões FIlho e Camaçarí). A principal cor que predomina em seus veículos, a vermelha e o tom azulado na saia da carroceria com seu logotipo nas cores brancas faz com que a empresa mantenha sua originalidade na identidade visual e nos serviços prestados à população.
Foto: Samuel Luan
Entre os anos de 2013 e 2014 até o presado momento a BTU, realizou a compra de exatos 80 veículos entre micro-ônibus e ônibus convencionais nas carrocerias Marcopolo e Neobus sob os chassis Agrale (micro) e Volkswagen (convencional).
Em 2013, a BTU inciou sem processo de compras trazendo uma remessa de 30 Marcopolo Torino 2007 sob chassi Volkswagen 17.230 OD Euro 5 com câmbio automatizado, mais conhecido como "V-trônic", 34poltronas europeias sem almofadas, 13, 20 metros de comprimento, um boxe para cadeirante e deficiente visual, elevador Ortobras e itinerário eletrônico LightDot FRT cor branca.
Em 2013, a BTU inciou sem processo de compras trazendo uma remessa de 30 Marcopolo Torino 2007 sob chassi Volkswagen 17.230 OD Euro 5 com câmbio automatizado, mais conhecido como "V-trônic", 34poltronas europeias sem almofadas, 13, 20 metros de comprimento, um boxe para cadeirante e deficiente visual, elevador Ortobras e itinerário eletrônico LightDot FRT cor branca.
Foto: Lauiran Menezes
Ainda no mesmo ano, a BTU adquiriu também uma pequena leva de 05 micro-ônibus de carroceria Thunder + da Neobus sob chassi Agrale MA 10.0 Euro 5 com duas portas, 9 metros de comprimento, poltronas europeias sem almofada e itinerário frontal LightDot FRT cor branca para o serviço MINIBUS que foi extinto recentemente e teve suas linhas absorvidas ao serviço convencional comum, assim todos os veículos que antes usavam uma padronização exigida pela Transalvador, agora passam à usar a identidade visual da própria empresa.
Em 2014, a empresa adquiriu mais uma remessa de 30 Torino's 2007 sob chassi Volkswagen 17.230 OD também com sistema "V-Trônic" nas mesmas configurações internas dos que foram adquiridos em 2013.
Mesmo sem as cores originais da BTU, os novos veículos chamam a atenção dos usuários, pela inovação proposta pelas exigências da licitação, como foi citado porém já preparado para receber o layout da padronização dos consórcios que é exigido no edital da Licitação de Concessão das empresas de Ônibus de Salvador. Outro ponto que também é exigido no edital e foi atendido nessa renovação, foi a substituição das placas de itinerário pela colocação de itinerários eletrônicos auxiliares (frontal, lateral e traseiro) dispondo do roteiro, código e nome base da linha.
Matéria elaborada por Samuel Luan, com a colaboração de imagens dos amigos Lauiran Menezes e Romaryo Paixão Silva.
Comentários
Postar um comentário