Pular para o conteúdo principal

Foram assinados os contratos com os consórcios vencedores da licitação do transporte público em Salvador

No dia 23 de Outubro de 2014 o prefeito em gestão ACM Neto, juntamente ao Secretário de Transportes e Urbanismo Fábio Motta assinaram os contratos com os consórcios vencedores da licitação para concessão do transporte público de Salvador. Os três consórcios vencedores, Plataforma, Ótima e Salvador Norte, ficarão responsáveis por operar nas 3 bacias, na qual a cidade foi dividida.

Com a licitação, todas os consórcios com o processo modal Outorga Onerosa a prefeitura irá arrecadar 180 milhões R$, sendo que no dia 22 os consórcios já repassaram 36 milhões para os cofres públicos, que segundo o prefeito o valor será investido em obras para a melhoria na mobilidade urbana.

AS ÁREAS DE OPERAÇÃO DE CADA CONSÓRCIO

O consórcio PLATAFORMA, formado pelas empresas Axé, Boa Viagem, Joevanza, Praia Grande do Grupo Evangelista, ficará responsável pela operação nas 129 linhas na área do SUBÚRBIO FERROVIARIO, que também compete regiões de São Caetano e Pirajá e Penísola Itapagipana.


Já o consórcio ÓTIMA formado pelas empresas São Cristóvão, Modelo, Expresso Vitória, Transol, Vitral e União (do Grupo Evangelista), ficará responsável por operar em 145 linhas na área do MIOLO, que compete a região de Cajazeiras, Cabula, Sussuarana e a Estação Pirajá.




O Consórcio SALVADOR NORTE formado pelas empresas, BTU, Central, Ondina, Viação Rio Vermelho e Verdemar, empresas essas que surgiram após a cisão da extinta vibemsa, e agora voltam à operar juntas em 158 linhas nas regiões da Orla e Centro.



AVANÇOS

Com a criação dos consórcios nessa licitação, foi possível estudar e reordenar melhor as linhas que foi feito baseado em profundos estudos e o processo de reorganização operacional, visando o conforto dos passageiros durante as viagens.

Outro ponto importante citado pelo Secretário Fábio Motta, foi a monitoração dos veículos através de GPS afim de facilitar a fiscalização da prefeitura e para que os clientes possam obter informações em tempo real sobre a sua linha de uso através de aplicativos para celulares. 

Ainda sobre o monitoramento, os consórcios Plataforma e Ótima já andam à todo vapor para a implantação dos GPS nos seus veículos da marca CittaMobi em fase de testes, na qual os usuários já podem fazer o download para seus computadores, Smartphones (ANDROID), e Iphones.

IDENTIDADE VISUAL

Além das divisões das bacias operatórias para os consórcios, cada um deverá ostentar um layout externo de padronização de frota.  O movimento INTEGRA-SALVADOR proposto pelos consórcios, terá três cores: Amarelo: Plataforma, Verde: Ótima, e Azul: Salvador Norte, que visa diminuir os transtornos para os passageiros pois ficará mais fácil identificar para qual o região da cidade, o ônibus já padronizado deverá seguir.

Além da mudança de identidade visual, os ônibus de cada consórcio terá a porta de acesso ao embarque modificada para a porta dianteira, e o desembarque será feito pelas portas centrais (Só nos terminais) e traseira.




Matéria: Samuel Luan
Crédito das fotos: Samuel Luan

SALVADOR BUS GUIAS.
100% INFORMAÇÃO, 100% BAHIA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas estação pirajá

1245-00 M. ESCURA/JD STO INACIO-EST. PIRAJA 1301-00 EST PIRAJÁ-BROTAS 1310-00 EST PIRAJA-CAB 1313-00 EST PIRAJA-LAPA 1324-00 ESTACAO PIRAJA-SETE DE ABRIL 1329-00 EST PIRAJA-CAJAZEIRA 6/7 R1 1329-01 ESTAÇÃO PIRAJA-CAJAZEIRA 6/7R1 1330-00 EST PIRAJA-AGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-04 EST PIRAJA-AGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-02 EST.PIRAJÁ _ ÁGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-01 ESTAÇÃO PIRAJÁ-AGUAS CLARAS R2 1331-00 EST PIRAJA-BXA SAPATEIROS 1332-00 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA 1332-01 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA -AEROPORTO 1332-04 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA -AEROPORTO 1333-00 EST PIRAJA-FAZ GDE 1/2 CIRC 1335-00 EST PIRAJA-BARRA 1 1335-01 EST PIRAJA-BARRA 1 1336-00 EST PIRAJA-BARRA 2 1336-01 EST PIRAJA-BARRA 2 1336-02 EST PIRAJA-BARRA 2 1338-00 VILA CÁNARIA - EST PIRAJÁ 1338-01 VILA CÁNARIA - ESTAÇÃO PIRAJÁ 1339-00 EST PIRAJA-S JOAQUIM 1339-01 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRAJA 1339-02 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRAJÁ / 1339-03 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRA

Grupo Weipar e sua atuação na Bahia

O Grupo Weipar EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A. com seus muitos anos de experiência também no ramo de transporte aqui na Bahia possui 05 empresas que são elas: Auto Viação Camurujipe, RD Transportes, Expresso Vitória Bahia, Transportes Dois de Julho e a mais recente Cacíque Transportes. A Auto Viação Camurujipe desde 1961 é uma das partes responsáveis pelo transporte rodoviário intermunicipal e o transporte de cargas, denominado como CAMURUJIPE CARGO. Estima-se que a empresa possua linha em pelo menos 80 municípios baianos, com linhas partindo dos locais ou de passagem assim como a RD Transportes que também tem as atividades voltadas para o transporte rodoviário de passageiros. Já no ramo urbano, o Grupo Weipar possui em mãos as empresas Expresso Vitória Bahia que circula nas linhas dentro de Salvador desde o subúrbio e bairros periféricos até os locais mais previlegiados da cidade e a Transporte Dois de Julho que opera nas linhas metropolitanas ligando alguns termin

Consórcio OT Trans renova sua frota com 120 Comil Svelto 2012

 O consórcio OT Trans, responsável por administrar as linhas da bacia B, que corresponde ao Miolo de Salvador, e é formado pelas empresas Expresso Vitória, Modelo, São Cristóvão, Transol e União, iniciou seu mais recente processo de renovação de frota de 2015. Dessa vez, o consórcio adquiriu 120 exemplares do modelo Svelto 2012, da encarroçadora gaúcha COMIL com os chassis Mercedes Benz OF 1721 Bluetec 5 e Volkswagen 17.230 OD com sistema de câmbio automatizado V-Tronic.  Os veículos que já vêm configurados com os novos padrões de embarque e desembarque, , são equipados com elevador atende as necessidades especiais de deficientes físicos, espaço com uma vaga para cadeirante e cego com cão-guia, vidros fumê, itinerários eletrônico FRT Light Dot 6.25 cor branca, câmeras de monitoramento, além da ventilação forçada. Todos esses componentes, estão sendo exigidos no edital de licitação para concessão do transporte público por ônibus em Salvador, e são atentados princi