No
mês de Maio, após um advogado da empresa Barramar enviar uma carta ao então
secretário de transportes e urbanismo Fábio Motta, solicitando a entrega de
todas as linhas que a mesma operava na cidade, todas as empresas operantes do
sistema de transporte coletivo por ônibus de Salvador, começavam a preparar uma
frota extra, afim de suprir a demanda das linhas que a partir do dia 1º de
Junho a do Grupo Bomfim já não mais operaria.
Correndo contra o tempo, como todas as empresas tiveram de
fazer, a Viação Rio Vermelho rapidamente decidiu reativar ao todo, cerca, de 12
veículos, todos de carroceria Torino 1999, da encarroçadora Gaúcha Marcopolo,
variando entre os chassis OF 1417, OF 1721 da Mercedes Benz e o 17.210 OD da
Volkswagen.
Dos 12 veículos que a VRV reativou, 7 unidades deles são montados sob o chassi OF 1417, da Mercedes Benz, apropriado para veículos de até 12 metros de comprimento, oferecendo 170cv de potência, motor OM 904 LA de quatro cilindros em linhas verticais.
Dos 7 Torinos OF 1417 com 11 metros de comprimento, que a empresa colocou para circular em algumas linhas para substituir os veículos remanejados para as linhas ex-Barramar, 06 deles tiveram o itinerário eletrônico FRT LightDot de cor branca implantado, porém 1 deles, o 1339 permaneceu circulando por duas semanas com itinerário de lona rolante.
Como todos devem saber, mais de 90% da frota da Viação Rio Vermelho tem chassi Mercedes Benz sob as carrocerias Marcopolo de variados modelos. E além dos 07 veículos curtos que a mesma reativou, teve também alongado de 12,6 metros de comprimento e configuração de duas portas, que foram eles os dois Torinos 1999 OF 1721 que oferece o robusto motor OM 366 LA de 06 cilindros verticais em linha.
Além dos 09 Torinos 1999 sob os chassis OF 1417 e 1721 da Mercedes benz reativados, por questão emergencial a empresa voltou à utilizar o chassi Volkswagen 17.210 OD que já não circulavam em linhas, que foram eles, os veículos 1341, 1342 e 1343. Todos os 03 Torinos Volkswagen, apresentam 12 metros de comprimento, 03 portas, porém só o 1341 opera com itinerário eletrônico.
Confira as fotos:
Os veículos que a empresa teve de reativar, já circularam
por muitos anos nas ruas de Salvador, nas principais linhas da empresa, e por
razões de organização de frota nas próximas renovações, eles não voltaram com a
mesma ordem numérica, e obtiveram prefixos começando pela ordem “13xx” indo de 1331 à 1343.
Salvador Bus Guias.
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legal essa reportagem, faz uma sobre o gevan e a união
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