Com seus mais de 20 anos de existência, a linha 1413 antes da saída da empresa Barramar do Sistema de Transporte Coletivo de Salvador possuía o código 1431 e até meados de 2014 junto com outras 11 linhas que podemos chamar de "CAJAZEIRAS-LAPA/BARRA", tiveram seu trajeto diminuído até a Estação da Lapa após a criação da Integração Lapa-Barra com três roteiros, que são eles a LB1, LB2 e LB3 operada pelas empresas Transporte Verdemar (LB1 e LB3) e BTU (LB2).
Outra mega curiosidade, que pouco mostra a falta que a Barramar faz, é o fato de até a sua última renovação com a compra de 20 Neobus mega Plus Volvo B270F a 1431 era operada por veículos alongadões, os 6x2, trucados, assim conhecidos pelo fato de possuir uma demanda altíssima, além de um roteiro pouco favorável ao seu destino.
Após a saída da Barramar, todas as linhas que a citada empresa operava tiveram seus códigos alterados, porém as rotas nada sofreram. A linha 1431 passou à ser "1413" e inicialmente operada em regime de POOL pelas empresas Expresso Vitória Bahia, Transol e Vitral.
Depois que cada empresa se sitou, a Vitral optou por sair da 1413 e ajudar as empresas Modelo, Expresso Vitóriae União na linha 1327 (Est.Pirajá-Baixa dos Sapateiros), deixando apenas a Transol e Expresso Vitoria que ambas operam com 06 veículos cada.
Após a mais recente renovação de frota da Expresso Vitória bahia, quando a mesma realizou a compra de 40 Torinos 2014 Mercedes Benz OF 1721 Bluetec 5, a linha 1413 foi beneficiada com algumas unidades do veículo.
Matéria: Samuel Luan
Fotos: Samuel Luan e Wesley Diaz.
Salvador Bus Guias.
100% Informação, 100% Bahia!
Comentários
Postar um comentário