Faltando pouco tempo para o início de operação dos três Consórcios responsáveis por atender todas as mais de 400 linhas de Salvador, a equipe Salvador Bus Guias pôde conhecer a sede de uma das maiores empresas do Grupo Evangelista (GEVAN), a Empresa de Transportes Praia Grande.
SOBRE A EMPRESA:
Fundada em 1996 por João Evangelista de Souza, "pai" do Grupo Evangelista de Transportes, além de ter se tornado uma das maiores empresas do grupo, a Praia Grande é responsável por atender as principais linhas dos bairros de Periperi, Mirantes e Paripe no Subúrbio Ferroviário de Salvador e fazem a conexão com os bairros centrais com mais de 250 veículos em sua frota e um quadro formado por mais de 1.200 funcionários.
ORGANIZAÇÃO:
Uma empresa do porte da Praia Grande, não funciona sem as devidas precauções, cuidados e planejamentos. Por isso, próximo a portaria da empresa existe uma espécie de mapa, que ajuda os funcionários, principalmente os manobristas à se encontrarem e trabalharem de forma correta na arrumação dos veículos e posição de cada local (abastecimento, oficina, lavagem) da garagem.
MANUTENÇÃO:
Segundo a gerência de tráfego, todos os dias são revisados de 6 à 8 veículos totalizando 240 veículos por mês revisados durante os turnos matutino e vespertino.
Além disso, para que o setor financeiro possa estar por dentro de todos os custos obtidos no zelo dos veículos, a empresa utiliza um sistema de controle de manutenção informatizada, onde todo veículo que recolhe mais cedo por alguma falha mecânica, acidente, vandalismo, ou até mesmo dentro da sua carta-horária e necessita de alguma reparos em alguma peça todo custo, razão e circunstância tem de ser colocado no sistema obrigatoriamente.
Mesmo com todo cuidado no controle de manutenção informatizado e revisões periódicas, alguns pouquíssimos veículos ainda quebram nas ruas e por isso a Praia Grande mantém um exemplar do Marcopolo Torino GV Scania F113HL, batizado como M-01, ele exerce a função de S.O.S MECÂNICO emergencial, que foi totalmente adaptado para fazer a remoção de um veículo quebrado em ambiente externo, e possui o "kit primeiros socorros" caso o problema possa ser reparado ali mesmo.
Um dos motivos para a empresa manter um clássico com mais de 12 anos na ativa, é a sua potência e durabilidade, já que o chassi F113HL com motorização dianteira da Scania, oferece ao condutor cerca de 220cv eu um motor de seis cilindros em linhas verticais, mostrando à que veio.
Comentários
Postar um comentário