Pois é, muitos entusiastas e operadores ainda tem essa dúvida quanto à nomeclatura correta para cada tipo de sistema, e nessa matéria iremos esclarecer o assunto.
• Automático, ou automatizado:
É um sistema de troca de marchas realizado pelo sistema de transmissão do veículo, que detecta a relação entre a velocidade (km/h) e a rotação do motor (rpm) para decidir pela troca automática da marcha; é um sistema que se utiliza de sensores que interpretam continuamente essas variáveis e desta forma o sistema se propõe a manter a rotação do motor quase constante e o câmbio automaticamente faz a troca das marchas, de forma quase imperceptível ao condutor. É portanto um sistema inteligente e moderno, que se opõe ao tradicional câmbio manual, com alavanca. Automático é então todo câmbio capaz de mudar ou ajustar a marcha automaticamente.
Nos ônibus de transmissão automática com embreagem (sem necessidade do pedal), e em seu painel é oferecido ao condutor as opções D (À diante, pra frente), N (Neutro ou Ponto morto) e R (Marcha ré).
Interprete a frase: "Todo hidramático é automático, mas nem todo câmbio automático é hidramático. Independentemente do sistema utilizado, sempre é feito por meio de fluidos hidráulicos que controlam a pressão para o engate ou relação."
Por tanto, os novos ônibus que estão sendo implantados à frota de Salvador podem ser declarados como AUTOMÁTICOS, ou AUTOMATIZADOS, assim esclarecendo as dúvidas.
SABICHÕES...
ResponderExcluir