Chegam em Salvador os primeiros ônibus de câmbio semi-automatizado da Mercedes Benz da região Nordeste.
O consórcio Salvador Norte, responsável por atender 158 linhas da área C que corresponde à Orla Atlântica e Centro de Salvador, continua seguindo o ritmo de adequações, inovações e renovações de frota.
Dessa vez, a 'concessionária azul' adquire pela primeira vez a nova geração urbana da Marcopolo, o Torino 2014 montado sob a potente mecânica oferecida no chassi OF-1724 Bluetec 5 da Mercedes Benz em um lote de 41 unidades. Os veículos que possuem 13,2 metros de comprimento, são equipados com o motor OM 926 LA (Euro 5) que possui cerca de 240cv de potência.
Foto: Salvador Bus Guias (Samuel Luan)
DETALHES INTERNOS
COMO FUNCIONA O CÂMBIO 'SMARTSHIFT'
O sistema de câmbio semi-automatizado oferecido pela Mercedes Benz, proporciona ao motorista a opção de escolha na transmissão das marchas. Ou seja, o condutor pode escolher se a passagem será feita de forma automática, ou manual (sem a necessidade do pedal da embreagem), uma espécie de 'câmbio dualogic no mercado das 17 toneladas'.
ILUSTRAÇÃO:
DETALHES INTERNOS
Os veículos trazidos nessa compra contam com 33 bancadas europeias sem almofada, assoalho de alumínio, ventilação forçada de teto (mais um aparelho especialmente para o condutor), itinerário eletrônico FRT na cor branca, elevador para cadeirantes + 1 vaga que também pode ser usada por deficientes visuais acompanhados de cão-guia.
Mais uma inovação: A implantação de portilhas na vidraça que separa o cobrador do passageiro. Essa medida visa facilitar a locomoção do profissional para o atendimento aos deficientes físicos que necessitam usar do elevador.
COMO FUNCIONA O CÂMBIO 'SMARTSHIFT'
O sistema de câmbio semi-automatizado oferecido pela Mercedes Benz, proporciona ao motorista a opção de escolha na transmissão das marchas. Ou seja, o condutor pode escolher se a passagem será feita de forma automática, ou manual (sem a necessidade do pedal da embreagem), uma espécie de 'câmbio dualogic no mercado das 17 toneladas'.
QUANTO AO TREINAMENTO DOS MOTORISTAS
De forma gradativa, os motoristas de veículos convencionais das garagens 'Pirajá 1' e unidade São Cristóvão já vêm recebendo treinamento e instruções de manuseio. Uma quantidade considerável de motoristas já se encontram devidamente capacitados, após treinos externos com o protótipo do smartshift, o veículo de testes 11358 (FOTO), o 'ônibus prateado'.
Matéria/fotos: SAMUEL LUAN, WESLEY DIAZ.
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