Até meados de 2017, em Salvador, o itinerário eletrônico traseiro era item obrigatório, exigido inclusive no contrato de concessão e exploração das linhas, mas que com o tempo passou a não ser utilizado, uma vez que as empresas optaram por usar apenas as informações laterais e frontais (com placas ou itinerários eletrônicos auxiliares).
A concessionária Salvador Norte, responsável por explorar as linhas da bacia C, que corresponde à Orla e Centro da capital baiana apresentou à Secretaria Municipal de Mobilidade uma ideia inovadora, criada a partir da reutilização dos itinerários eletrônicos auxiliares traseiros:
(Em fase de teste, o primeiro veículo utilizado foi o 243 da empresa-irmã BTM, que atua na região metropolitana de Salvador)
REAPROVEITAMENTO CONSCIENTE:
Segundo Carlos Roberto Knittel, sócio do Consórcio Salvador Norte, na atual situação do país, a decisão de reutilizar os letreiros eletrônicos ajudará bastante na diminuição de custos com materiais para a confecção das placas, bem como o aproveitamento da padronização, que se deforma com a presença das placas com as informações do itinerário, podendo ser reaproveitada nos demais consórcios (Plataforma e OT Trans).
Além disso, as informações programadas no itinerário eletrônico facilitam o processo de remanejamento emergencial do veículo para uma linha que esteja necessitando de suporte.
O PROCESSO DE REUTILIZAÇÃO:
A partir de dois letreiros auxiliares traseiros, nasce um novo itinerário, maior e, que pode ser utilizado tanto na lateral, como na parte frontal do veículo.
Montado o novo letreiro, é preciso guardá-lo numa caixa, feita com fibra de vidro, para que o passageiro não se corte (no caso da lateral), já que o aparelho fica na parte de baixo da primeira janela próximo à porta de embarque.
APLICAÇÃO DA IDEIA EM SALVADOR:
A empresa já está confeccionando dois novos itinerários, para ser testado num veículo que atualmente esteja usando as "ultrapassadas placas".
A proposta da CSN, inicialmente é manter esse veículo em teste por 1 semana como regulador da Estação Mussurunga, e se o equipamento não apresentar nenhum problema, o veículo será diariamente remanejado para qualquer linha do consórcio.
Ele vai fazer parre da csn usando o padrão da btm ?
ResponderExcluirNão! O 243 permanece na BTM.
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