Pular para o conteúdo principal

Junção e renascimento; entenda o que mudou no Engenho Velho de Brotas e em Cosme de Farias

 Se você mora no Engenho Velho de Brotas ou em Cosme de Farias, é bem provável que você, morador, estava acostumado a ver diariamente a linha 0506 (COSME DE FARIAS/BARRA) transitando com os veículos da Concessionária Salvador Norte - CSN. Podemos dizer que a 0506 mais era um Cosme de Farias/Engenho Velho de Brotas x Barra, já que mesma prestava duplo atendimento.

E se você mora em Cosme de Farias, além da 0506, é evidente que você estava acostumado a ver os micro-ônibus da linha 0526 (Cosme de Farias/Alto do Cruzeiro x Estação Brotas), que tinha o fundamental papel de conectar os moradores do bairro à linha 1 do metrô, a partir da Estação Brotas.

Já quem mora no Engenho Velho de Brotas, usufruía da 0529 (Engenho Velho de Brotas x Estação Brotas), que assim como a 0526, era a principal linha alimentadora do bairro, facilitadora da integração "ônibus/metrô".

A NOVA ERA

Se você é um morador de ambos os bairros que presta atenção às mudanças, deve ter percebido a presença de duas novas linhas nas localidades: 0530 e 0531.

Quem são elas ?

- 0530 (COSME DE FARIAS/LAPA via ENGENHO VELHO DE BROTAS);
- 0531 (COSME DE FARIAS/ENGENHO VELHO DE BROTAS).


COMO SURGIU

A 0530 apareceu como forma de substituição da linha 0506 (Barra), que além do duplo atendimento, possuía o trajeto extenso, feito em até 3h30 (ida e volta), com apenas 4 veículos.

Podemos classificar como: A VOLTA DOS QUE NÃO SE FORAM!, já que tanto Cosme de Farias, quanto o Engenho Velho tiveram suas respectivas linhas para a Estação da Lapa (0508 e 0514), modificadas a partir da primeira etapa da reestruturação das linhas de ônibus, promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade - SEMOB.

O trajeto é diferente do que já foi praticado um dia, quando os bairros tinham seus LAPA's, pois após sair de Cosme de Farias, passar pela Estação Brotas e Engenho Velho, a linha desce a "Ladeira do CREA", Avenida Ogunjá, acessando a via exclusiva para ônibus da Vasco da Gama, e Vale dos Barris, acessando por fim a Estação da Lapa.

O trajeto de volta é desnecessário citar, pois é apenas feito o sentido contrário da linha.

A 0531 surgiu de forma mais complexa, resultante da junção da 0526 e 0529, uma de Cosme, outra do Engenho Velho, mas que no final das contas faziam o mesmo trabalho: levar os passageiros até a Estação Brotas.

Se engana quem pensa que acabou por aí. Não esquecemos de falar sobre o Alto do Cruzeiro, localidade que fica em Cosme de Farias, duas ruas após o final de linha.

Quem mora por lá (Cruzeiro) não ficou desassistido. A 0526, que com 3 micro-ônibus era a PRINCIPAL ALIMENTADORA DO BAIRRO, se tornou a 0531-1, exclusiva para a localidade, com um veículo, uma vez que o espaço da via e a existência de duas ladeiras íngremes dificultam não só o trânsito, mas também a manobra dos veículos que trafegam por lá.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas estação pirajá

1245-00 M. ESCURA/JD STO INACIO-EST. PIRAJA 1301-00 EST PIRAJÁ-BROTAS 1310-00 EST PIRAJA-CAB 1313-00 EST PIRAJA-LAPA 1324-00 ESTACAO PIRAJA-SETE DE ABRIL 1329-00 EST PIRAJA-CAJAZEIRA 6/7 R1 1329-01 ESTAÇÃO PIRAJA-CAJAZEIRA 6/7R1 1330-00 EST PIRAJA-AGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-04 EST PIRAJA-AGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-02 EST.PIRAJÁ _ ÁGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-01 ESTAÇÃO PIRAJÁ-AGUAS CLARAS R2 1331-00 EST PIRAJA-BXA SAPATEIROS 1332-00 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA 1332-01 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA -AEROPORTO 1332-04 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA -AEROPORTO 1333-00 EST PIRAJA-FAZ GDE 1/2 CIRC 1335-00 EST PIRAJA-BARRA 1 1335-01 EST PIRAJA-BARRA 1 1336-00 EST PIRAJA-BARRA 2 1336-01 EST PIRAJA-BARRA 2 1336-02 EST PIRAJA-BARRA 2 1338-00 VILA CÁNARIA - EST PIRAJÁ 1338-01 VILA CÁNARIA - ESTAÇÃO PIRAJÁ 1339-00 EST PIRAJA-S JOAQUIM 1339-01 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRAJA 1339-02 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRAJÁ / 1339-03 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRA

Grupo Weipar e sua atuação na Bahia

O Grupo Weipar EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A. com seus muitos anos de experiência também no ramo de transporte aqui na Bahia possui 05 empresas que são elas: Auto Viação Camurujipe, RD Transportes, Expresso Vitória Bahia, Transportes Dois de Julho e a mais recente Cacíque Transportes. A Auto Viação Camurujipe desde 1961 é uma das partes responsáveis pelo transporte rodoviário intermunicipal e o transporte de cargas, denominado como CAMURUJIPE CARGO. Estima-se que a empresa possua linha em pelo menos 80 municípios baianos, com linhas partindo dos locais ou de passagem assim como a RD Transportes que também tem as atividades voltadas para o transporte rodoviário de passageiros. Já no ramo urbano, o Grupo Weipar possui em mãos as empresas Expresso Vitória Bahia que circula nas linhas dentro de Salvador desde o subúrbio e bairros periféricos até os locais mais previlegiados da cidade e a Transporte Dois de Julho que opera nas linhas metropolitanas ligando alguns termin

SBG Análises: linhas urbanas >> Integração; LB1, LB2 e LB3

A equipe SBG hoje foi conhecer de perto as 02 linhas da integração LAPA-BARRA e a 3ª linha de integração (GARIBALDI/ONDINA), e a seguir você irá conhecer mais detalhadamente cada uma delas. LB1 LAPA/CHAME-CHAME: Operada pela empresa Verdemar, com um roteiro bem simples e sem muitas paradas a  linha "LB1" Assim que sai da Estação da Lapa, segue pela Avenida Centenário parando nos pontos do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, Nos pontos mais próximos à comunidade do Calabar e logo após, parando próximo ao Shopping Barra. A linha atualmente  conta com apenas 3 veículos podendo receber reforços das linhas LB2 e LB3 além da frota reguladora Estação da Lapa (T001). FROTA DA LB1: - 1537 (torino 2007 Volksbus 17.230 EOD) - 1545 (Caio Apache Vip II Volksbus 17.230 EOD) - 1642 (Busscar Urbanuss Ecoss Mercedes Benz OF 1418) LB2 LAPA-BARRA AVENIDA/BARRA Operada pela empresa BTU (Bahia Transportes Urbanos), a "LB2" Possui um roteiro mais longo, p