Pular para o conteúdo principal

Junção e renascimento; entenda o que mudou no Engenho Velho de Brotas e em Cosme de Farias

 Se você mora no Engenho Velho de Brotas ou em Cosme de Farias, é bem provável que você, morador, estava acostumado a ver diariamente a linha 0506 (COSME DE FARIAS/BARRA) transitando com os veículos da Concessionária Salvador Norte - CSN. Podemos dizer que a 0506 mais era um Cosme de Farias/Engenho Velho de Brotas x Barra, já que mesma prestava duplo atendimento.

E se você mora em Cosme de Farias, além da 0506, é evidente que você estava acostumado a ver os micro-ônibus da linha 0526 (Cosme de Farias/Alto do Cruzeiro x Estação Brotas), que tinha o fundamental papel de conectar os moradores do bairro à linha 1 do metrô, a partir da Estação Brotas.

Já quem mora no Engenho Velho de Brotas, usufruía da 0529 (Engenho Velho de Brotas x Estação Brotas), que assim como a 0526, era a principal linha alimentadora do bairro, facilitadora da integração "ônibus/metrô".

A NOVA ERA

Se você é um morador de ambos os bairros que presta atenção às mudanças, deve ter percebido a presença de duas novas linhas nas localidades: 0530 e 0531.

Quem são elas ?

- 0530 (COSME DE FARIAS/LAPA via ENGENHO VELHO DE BROTAS);
- 0531 (COSME DE FARIAS/ENGENHO VELHO DE BROTAS).


COMO SURGIU

A 0530 apareceu como forma de substituição da linha 0506 (Barra), que além do duplo atendimento, possuía o trajeto extenso, feito em até 3h30 (ida e volta), com apenas 4 veículos.

Podemos classificar como: A VOLTA DOS QUE NÃO SE FORAM!, já que tanto Cosme de Farias, quanto o Engenho Velho tiveram suas respectivas linhas para a Estação da Lapa (0508 e 0514), modificadas a partir da primeira etapa da reestruturação das linhas de ônibus, promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade - SEMOB.

O trajeto é diferente do que já foi praticado um dia, quando os bairros tinham seus LAPA's, pois após sair de Cosme de Farias, passar pela Estação Brotas e Engenho Velho, a linha desce a "Ladeira do CREA", Avenida Ogunjá, acessando a via exclusiva para ônibus da Vasco da Gama, e Vale dos Barris, acessando por fim a Estação da Lapa.

O trajeto de volta é desnecessário citar, pois é apenas feito o sentido contrário da linha.

A 0531 surgiu de forma mais complexa, resultante da junção da 0526 e 0529, uma de Cosme, outra do Engenho Velho, mas que no final das contas faziam o mesmo trabalho: levar os passageiros até a Estação Brotas.

Se engana quem pensa que acabou por aí. Não esquecemos de falar sobre o Alto do Cruzeiro, localidade que fica em Cosme de Farias, duas ruas após o final de linha.

Quem mora por lá (Cruzeiro) não ficou desassistido. A 0526, que com 3 micro-ônibus era a PRINCIPAL ALIMENTADORA DO BAIRRO, se tornou a 0531-1, exclusiva para a localidade, com um veículo, uma vez que o espaço da via e a existência de duas ladeiras íngremes dificultam não só o trânsito, mas também a manobra dos veículos que trafegam por lá.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Linhas estação pirajá

1245-00 M. ESCURA/JD STO INACIO-EST. PIRAJA 1301-00 EST PIRAJÁ-BROTAS 1310-00 EST PIRAJA-CAB 1313-00 EST PIRAJA-LAPA 1324-00 ESTACAO PIRAJA-SETE DE ABRIL 1329-00 EST PIRAJA-CAJAZEIRA 6/7 R1 1329-01 ESTAÇÃO PIRAJA-CAJAZEIRA 6/7R1 1330-00 EST PIRAJA-AGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-04 EST PIRAJA-AGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-02 EST.PIRAJÁ _ ÁGUAS CLARAS/CAJAZ 7 R2 1330-01 ESTAÇÃO PIRAJÁ-AGUAS CLARAS R2 1331-00 EST PIRAJA-BXA SAPATEIROS 1332-00 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA 1332-01 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA -AEROPORTO 1332-04 EST PIRAJA/EST MUSSURUNGA -AEROPORTO 1333-00 EST PIRAJA-FAZ GDE 1/2 CIRC 1335-00 EST PIRAJA-BARRA 1 1335-01 EST PIRAJA-BARRA 1 1336-00 EST PIRAJA-BARRA 2 1336-01 EST PIRAJA-BARRA 2 1336-02 EST PIRAJA-BARRA 2 1338-00 VILA CÁNARIA - EST PIRAJÁ 1338-01 VILA CÁNARIA - ESTAÇÃO PIRAJÁ 1339-00 EST PIRAJA-S JOAQUIM 1339-01 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRAJA 1339-02 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRAJÁ / 1339-03 M. ESCURA JD/ STO INACIO - EST. PIRA

Grupo Weipar e sua atuação na Bahia

O Grupo Weipar EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A. com seus muitos anos de experiência também no ramo de transporte aqui na Bahia possui 05 empresas que são elas: Auto Viação Camurujipe, RD Transportes, Expresso Vitória Bahia, Transportes Dois de Julho e a mais recente Cacíque Transportes. A Auto Viação Camurujipe desde 1961 é uma das partes responsáveis pelo transporte rodoviário intermunicipal e o transporte de cargas, denominado como CAMURUJIPE CARGO. Estima-se que a empresa possua linha em pelo menos 80 municípios baianos, com linhas partindo dos locais ou de passagem assim como a RD Transportes que também tem as atividades voltadas para o transporte rodoviário de passageiros. Já no ramo urbano, o Grupo Weipar possui em mãos as empresas Expresso Vitória Bahia que circula nas linhas dentro de Salvador desde o subúrbio e bairros periféricos até os locais mais previlegiados da cidade e a Transporte Dois de Julho que opera nas linhas metropolitanas ligando alguns termin

Consórcio OT Trans renova sua frota com 120 Comil Svelto 2012

 O consórcio OT Trans, responsável por administrar as linhas da bacia B, que corresponde ao Miolo de Salvador, e é formado pelas empresas Expresso Vitória, Modelo, São Cristóvão, Transol e União, iniciou seu mais recente processo de renovação de frota de 2015. Dessa vez, o consórcio adquiriu 120 exemplares do modelo Svelto 2012, da encarroçadora gaúcha COMIL com os chassis Mercedes Benz OF 1721 Bluetec 5 e Volkswagen 17.230 OD com sistema de câmbio automatizado V-Tronic.  Os veículos que já vêm configurados com os novos padrões de embarque e desembarque, , são equipados com elevador atende as necessidades especiais de deficientes físicos, espaço com uma vaga para cadeirante e cego com cão-guia, vidros fumê, itinerários eletrônico FRT Light Dot 6.25 cor branca, câmeras de monitoramento, além da ventilação forçada. Todos esses componentes, estão sendo exigidos no edital de licitação para concessão do transporte público por ônibus em Salvador, e são atentados princi