Micro-ônibus foram autorizados a circular em linhas coletivas prejudicadas com a falta de veículos, decorrente da falta de combustível nas empresas do STCO.
Quem está acostumado a ver os veículos do Subsistema Complementar percorrendo suas longas e mirabolantes linhas, hoje estranhou a presença deles nas linhas coletivas, atendidas, em sua grande maioria por ônibus convencionais.
Com a greve dos caminhoneiros, que hoje (25) entra no sexto dia, o abastecimento de óleo diesel, arla 32 e até mesmo mantimentos para a reparação dos veículos (pneus, peças mecânicas) foi prejudicado. Sem a entrega de combustível, as empresas passaram a racionar a frota, na tentativa de diminuir os impactos desse princípio de caos que várias capitais do país também estão enfrentando. Com isso, várias linhas circulam com 30 % da frota, equivalente ao número de veículos que circulam aos domingos. Algumas recebendo reforço nos horários de pico, outras não.
Outra medida radical tomada pelas empresas foi a suspensão do atendimento das linhas noturnas, batizadas pela Prefeitura de Corujão. Com todos esses transtornos, a Secretaria Municipal de Mobilidade - SEMOB, autorizou que os micro-ônibus e micrões do STEC reforcem as linhas coletivas, oferecendo mais uma opção aos usuários que trabalham ou circulam nos grandes centros da capital baiana.
Outra medida radical tomada pelas empresas foi a suspensão do atendimento das linhas noturnas, batizadas pela Prefeitura de Corujão. Com todos esses transtornos, a Secretaria Municipal de Mobilidade - SEMOB, autorizou que os micro-ônibus e micrões do STEC reforcem as linhas coletivas, oferecendo mais uma opção aos usuários que trabalham ou circulam nos grandes centros da capital baiana.
Bairros como Pirajá, Boca da Mata, Paripe e Mirantes de Periperi tiveram veículos do STEC prestando apoio, rodando até os centros (Pituba, Rodoviária, Barra e Lapa).
ABASTECIMENTO NO STEC
Em visita realizada à sede da Coopetacs, no Retiro, fomos informados que o estoque de óleo diesel e arla 32 já chegou ao fim. Para não ficarem parados e poderem prestar o apoio solicitado, os permissionários estão percorrendo postos de combustíveis em busca do óleo diesel e realizando o abastecimento externo nos veículos, quando em tempos normais são abastecidos na garagem, assim como acontece nas empresas do sistema Integra.
Os demais produtos, como os de limpeza, estão chegando através de veículos particulares dos próprios permissionários.
Infelizmente nem todos os veículos do STEC puderam circular. Muitos já estavam sem uma gota de combustível. Com isso, os donos dos micro-ônibus aproveitaram o ensejo para realizar reparos nos veículos, como: serviços mecânicos, além de chaparia e pintura.
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