Ser motorista de ônibus, para alguns é sinônimo de orgulho, mas para os profissionais da empresa Salvador Norte, que rodam no bairro da Santa Cruz, em Salvador, a profissão é um tanto quanto desafiadora. Devido à disputa por espaço entre coletivos e veículos particulares dos moradores, trabalhar por lá tem sido desgastante.
Isso porque, atualmente o bairro possui 05 linhas de ônibus, e mais de 30 coletivos escalados. Veja no card:
Como citamos no início da matéria, a disputa tem causado sérios transtornos àqueles que dependem do transporte público no bairro. Com os engarrafamentos, ver um ônibus sair no horário se tornou uma tarefa praticamente impossível.
Como se não bastasse o pouco espaço viário, atrelado ao grande número de veículos trafegando na região, há quem colabore mais ainda com o caos, realizando carga e descarga de mercadorias fora do horário permitido por lei. Veja nas fotos abaixo:
Será que tem solução?
Possa ser que tenha. O Sindicato dos Rodoviários apresentou ao Secretário de Mobilidade (Fábio Motta), a proposta de transferência total do final de linha para o Parque da Cidade. Mas sabemos que isso prejudicaria e muito os moradores.
Conhecendo de perto a labuta de quem anda de ônibus, pensamos em algo melhor: a inversão das bases. Na prática, as linhas se tornariam circular no bairro, fazendo horário no que hoje é o "ponto de retorno", sem que haja a necessidade de mexer nos atuais trajetos. Confira:
0710 (BARROQUINHA via BROTAS): inversão da base para o final de linha da Barroquinha;
0711 e 0714 (CAMPO GRANDE R1 e R2): continuam com a base no bairro;
0713 (CALÇADA/BONFIM) se tornaria RIBEIRA x SANTA CRUZ.
0715 (LAPA) Final de linha transferido para a Lapa.
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